(Portuguese language)

"Uma ética que nos obrigue somente a preocupar-nos com os homens e a sociedade não pode ter esta significação. Somente aquela que é universal e nos obriga a cuidar de todos os seres nos põe de verdade em contato com o Universo e a vontade nele manifestada."
Albert Schweitzer (Nobel da paz - 1952)



Sussumu Matsumoto/graphic designer





Data: 26/04/2011

Físico Luiz Pinguelli ministra Aula Magna no UNIFESO

  
No dia 25 de abril o Centro Universitário Serra dos Órgãos ( UNIFESO ) recebeu um dos mais importantes cientistas brasileiros, o professor Luiz Pinguelli Rosa, mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Física, para ministrar a Aula Magna do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). O tema “Ciência, Tecnologia e Inovação: Organização Estratégica para o País” despertou o interesse de estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Matemática, além de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que lotaram o Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede.

Em seguida, para participar da discussão, a diretora Elaine Maria convidou à mesa os professores João Fernando Diniz Falcão, coordenador do curso de Ciência da Computação; e Elisabeth Flávia Roberta Oliveira da Motta, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.

Luiz Pinguelli Rosa é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, doutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi diretor da COPPE/UFRJ por três mandatos e é ex-presidente da Eletrobrás. Atualmente é diretor da COPPE/UFRJ, professor titular do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ e secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Suas áreas atuais de pesquisas são planejamento energético, mudanças climáticas e epistemologia e história da ciência. Suas pesquisas anteriores estão ligadas às áreas de engenharia nuclear, física de reatores, física teórica e física de partículas.No dia 25 de abril o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu um dos mais importantes cientistas brasileiros, o professor Luiz Pinguelli Rosa, mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Física, para ministrar a Aula Magna do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). O tema “Ciência, Tecnologia e Inovação: Organização Estratégica para o País” despertou o interesse de estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Matemática, além de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que lotaram o Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede.

O estudante Sussumu Matsumoto, do curso de Ciência da Computação, não escondeu a expectativa. “Estou muito curioso para ouvir o convidado de hoje porque o assunto tem muito a ver com o meu curso. Acho que debater este tema nos proporciona uma visão mais ampla das novas tecnologias”, disse o estudante. “Este é um momento de grande relevância para a Instituição, por contar com um nome de tamanha expressividade”, destacou a professora Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do CCT e coordenadora do curso de Matemática.

Para a abertura do evento, a diretora convidou o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Reitor do UNIFESO, que enalteceu o currículo do convidado. “Estamos falando de alguém que tem experiência e competência para o desenvolvimento do país. Nossa Instituição se sente muito honrada com esta presença e estou certo que todos nós vamos tirar muito proveito deste conhecimento que hoje ele vai dividir com nossos estudantes”, declarou. Os professores José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação; e Vicente de Paulo Carvalho Madeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão também foram convidados para compor a mesa solene ao lado do convidado.

Em seguida, para participar da discussão, a diretora Elaine Maria convidou à mesa os professores João Fernando Diniz Falcão, coordenador do curso de Ciência da Computação; e Elisabeth Flávia Roberta Oliveira da Motta, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.

O conferencista
Luiz Pinguelli Rosa é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, doutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi diretor da COPPE/UFRJ por três mandatos e é ex-presidente da Eletrobrás. Atualmente é diretor da COPPE/UFRJ, professor titular do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ e secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Suas áreas atuais de pesquisas são planejamento energético, mudanças climáticas e epistemologia e história da ciência. Suas pesquisas anteriores estão ligadas às áreas de engenharia nuclear, física de reatores, física teórica e física de partículas.

http://www.teresopolis.com.br/t1/3/noticias/unifeso-teresopolis/pagina-2.html?q=%2Fnoticias%2Funifeso-teresopolis



Julie Longhill

Mother's Love Photo Gallery